Categorias de Produtos

 

Dispositivo para avaliação da urticária de contato ao frio e da Temperatura limite de cada paciente

O dispositivo TEMPTEST® da marca Courage - Khazaka determina se um paciente sofre de urticária de contato ao frio (UCC) e em que temperatura limite os sintomas ocorrem. A Urticária de contato ao frio é uma forma de urticária física, na qual, com o contato da pele com temperaturas abaixo da temperatura cutânea, podem ocorrer sintomas como comichão, pápulas de queimaduras e/ou angioedema. O dispositivo também pode detectar urticária de contato com o calor (reação ao contato com temperaturas acima da temperatura da pele). A urticária de contato pelo frio, entretanto, é o tipo mais frequente.

O dispositivo também pode detectar a reação de contacto com temperaturas superiores à temperatura da pele até 44 ºC

 

Informações sobre a urticária fria

A urticária física como a UF – Urticária ao Frio (CCU - Cold Contact Urticaria) é caracterizada por reações com pápulas em conjunto com comichão e queimadura e/ou angioedema após exposição a um estímulo físico específico, exógeno, neste caso frio. É classificada como uma reação pseudo-alérgica e bastante difundida (especialmente, mas não exclusivamente em países climáticos mais frios). A doença pode ocorrer em todos estados da vida. Os pacientes podem apresentar uma diminuição dramática da qualidade de vida devido aos sintomas. 

Não há uma temperatura limite genérica para os pacientes. Essa temperatura varia de individuo para individuo. 

Uma pessoa poderá desencadear os sintomas enquanto está sentada na sanita à temperatura ambiente, enquanto outra poderá ocorrer quando manuseia alimentos do frigorífico na cozinha ou outra poderá apenas sofrer apenas quando constrói um boneco de neve, entre muitos outros exemplos.

Claro que, quanto mais elevada for a temperatura limite para os sintomas, mais difícil é a doença para o paciente.

 

Exemplos de ações que podem despoletar os sintomas na vida quotidiana:

- Bebidas frias ou gelados 

- Entrar em contacto com uma superfície fria (por exemplo, colocar os braços numa mesa de metal) 

- Natação (água mais fria ou água do mar)

- O frio evaporativo depois de suar 

- Estar desprotegido ao ar livre em temperatura fria

 e entre muitas outras situações.

Enquanto na maioria das situações apenas conduz a sintomas extremamente desconfortáveis, mas não de risco de vida, em casos particulares as consequências poderão ser muito mais graves.

 Por exemplo:

- Comer algo frio (por exemplo, cubo de gelo) pode causar inchaço faringeal que leva à asfixia. 

- Um salto em água fria pode causar um choque anafilático que conduz à inconsciência ou ao afogamento. 

- As infusões não aquecidas à temperatura corporal podem levar a uma distribuição extrema da histamina. Um anestesista tem de ser informado sobre uma UF antes da anestesia.

 

Método de medição

O Temptest® produz temperatura de 4 – 44 ºC que se aplica na pele. O paciente coloca o antebraço interno no dispositivo durante 5 minutos. A base de alumínio produz esse intervalo de temperatura de forma continua. Com este procedimento determina-se qual o limite de temperatura (temperatura mais elevada para o frio e a temperatura mais baixa para a urticária de calor) a partir do qual as pápulas e inchaços surgem.

Após uma espera de 10 minutos compara-se de novo as pápulas da pele com a base do equipamento para determinar a temperatura limite. É possível marcar o resultado do teste numa folha de acetato fornecida para melhor determinar essa temperatura e para eventualmente servir de arquivo do paciente. O objectivo de cada terapia será reduzir o limite da temperatura da UF.

 

 

 

 

Ficheiros em Anexo

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade.